“Colocaciones” em Espanhol
- Categorias
- Espanhol
Em espanhol collocations é conhecido como colocaciones (no singular colocación ou colocaciones léxicas. Diferentemente da língua inglesa ainda não há publicações abrangentes de um dicionário de combinações de palavras da língua espanhola.
Para iniciarmos vamos pegar uma palavra simples e a partir dela pensar nas combinações possíveis. A palavra escolhida é puerta (porta). O artigo usado em espanhol é la; logo, la puerta.
A princípio temos as simples combinações cerrar la puerta (fechar a porta) e abrir la puerta (abrir a porta). Temos ainda passar pela porta, que em espanhol é pasar por la puerta.
No Brasil quando queremos verificar se tem alguém em casa podemos bater na porta. Em espanhol podemos dizer golpear la puerta. Porém se pensarmos como seria: bater a porta com força em espanhol, chegamos à conclusão que seria: golpear la puerta con fuerza, e isso refere-se ao fato de uma pessoa estar com raiva e ficar batendo na porta insistentemente. É o que El Lobo faz na história de Los Tres Chanchitos (Os Três Porquinhos).
Mas se o propósito é dizer bater à porta com força referindo-se à quando alguém sai de uma sala com raiva, ou quando entra em um carro e simplesmente bate à porta, usamos a expressão: dar portazos.
Isto mostra como as coisas podem mudar de uma língua para outra. Aqui no Brasil é comum dizermos não bata a porta, por favor, em inglês dizem don’t slam the door, please. Porém em espanhol temos que dizer no des portazos, por favor. Ou seja, o que para falantes de inglês e português é uma combinação comum com a palavra porta e door, para os falantes de espanhol é uma expressão.
Aprendendo as colocaciones léxicas y expressiones – certamente deixaremos de lado o tal “portunhol” e começaremos a falar o grande e belo idioma espanhol.
É isto pessoal! Acredito que tenha ficado um pouco mais clara esta ideia. Agora abra seu inFlux Lexical Notebook para anotar as combinações e expressões que você vai aprender aqui no blog. Preste bastante atenção na pronúncia e crie seus próprios exemplos a partir de situações reais.
Hasta la vista!