6 dicas valiosas para você saber como trabalhar em uma multinacional
- Categorias
- Uncategorized
Trabalhar em uma empresa com atuação internacional é um dos sonhos mais comuns, de jovens a pessoas experientes, que almejam melhores oportunidades profissionais.
Assim como qualquer vaga de emprego, é preciso saber também como trabalhar em uma multinacional. Neste caso, é importante ter em mente quais são as expectativas e os requisitos básicos exigidos pela empresa – sejam questões de comportamento ou de formação.
Confira, abaixo, os fatores mais avaliados pelos recrutadores. Desse modo, se necessário, desenvolva-os antes mesmo de concorrer a uma vaga.
Você sabe como trabalhar em uma multinacional?
1. Seja proativo(a)
A proatividade é uma das principais características exigidas pelas multinacionais, segundo o blog BenchMarking. Hoje, já não basta realizar bem o seu trabalho. É preciso ser dinâmico(a), pensar sempre à frente e se dispor a fazer algo fora da sua zona de conforto.
Isso é atuar de forma global e não se contentar apenas com o básico. As empresas desse patamar querem contar com profissionais que tenham vontade de crescer. E ser proativo(a) é a melhor forma de demonstrar esse potencial.
2. Trabalhe em equipe
Diversas pessoas afirmam atuar em equipe, mas nem todas possuem realmente essa tal capacidade. Segundo a coluna de Bernt Entschev, divulgada no site Gazeta do Povo, quem quer saber como trabalhar em uma multinacional, deve ter em mente que isso é testado no dia a dia. Visto que o ambiente exige a colaboração e o pensamento focado no coletivo.
3. Mantenha-se atualizado(a)
Uma multinacional trabalha em grande escala. Portanto, segundo o site Guia da Carreira, seus funcionários igualmente devem pensar de forma macro. Ser antenado(a) e curioso(a) é quase como um pré-requisito para atuar nesse tipo de empresa.
Assim, é fundamental que os profissionais estejam sempre bem informados sobre assuntos diversos – desde os que envolvem política e cultura até sobre a economia mundial.
3. Exerça flexibilidade
Teoricamente falando, a multinacional consiste em uma matriz e diversas filiais distribuídas em países-chave. A partir disso, uma pessoa pode ser contratada em um determinado local e ser alocada para outro. Assim como, com o tempo, pode surgir a oportunidade de uma promoção em outro país.
Logo, mais do que saber como trabalhar em uma multinacional, a coluna de Bernt Entschev na Gazeta do Povo destaca na mesma coluna que é preciso flexibilidade, jogo de cintura e, principalmente, disposição para viver tudo isso!
5. Mostre-se preparado(a)
De acordo com o blog BenchMarking, em várias multinacionais, os recrutadores destacam os candidatos que se mostram abertos a mudanças, a aceitar novos projetos e políticas da empresa.
Quem não é resistente ao novo – seja no que diz respeito às diretrizes gerais da empresa ou à sua função, tem grandes chances de se adaptar à nova realidade, ganhar a vaga ou mesmo conquistar uma promoção.
6. Tenha domínio do inglês
Além das exigências comportamentais, o site Guia da Carreira destaca que há, ainda, aquelas que envolvem os conhecimentos técnicos e intelectuais. Mais do que a formação acadêmica, as multinacionais consideram o domínio do inglês ou de outros idiomas algo fundamental. Inclusive, já na fase de recrutamento, exigem o certificação internacional para comprovar seu nível do idioma.
Por haver um contato periódico com filiais de outros países, não basta apenas se virar ou entender a língua. É preciso, ainda segundo a coluna de Bernt Entschev na página Gazeta do Povo, ter a capacidade de se comunicar com naturalidade e conhecer termos técnicos imprescindíveis para o ramo de atuação.
Gostou de saber como trabalhar em uma multinacional? Aprofunde-se ainda mais sobre o assunto e leia nosso post “Por que as multinacionais exigem o domínio do inglês?“