Qual a diferença entre ‘too’ e ‘also’?
- Categorias
- Inglês
Esta pergunta nos foi enviada por Twitter por um de nossos seguidores Ele queria saber quando utilizar e qual a diferença entre as palavrinhas too, also e as well.
Bem, se a sua equivalência for também, não há diferença de significado entre eles. Porém, also soa mais formal, e too, muito mais comum no inglês falado, é mais informal. Quanto ao uso, alguns professores explicam que too é utilizado no final da frase e also antes do verbo; isso realmente acontece com mais frequência, porém, como já aprendemos aqui no nosso blog, estas regrinhas são abstratas e são esquecidas com muita facilidade. Too pode aparecer no meio da frase e also não necessariamente sempre vem antes de um verbo. Para entender melhor, veja exemplos de uso de too e also:
Our friends went too. Nossos amigos foram também.
Our friends also went. Nossos amigos também foram.
I, too, believe that children are more intelligent than they are given credit for. Eu também acredito que crianças são mais inteligentes do que pensamos.
They, too, wanted to see the movie. Eles também quiseram ver o filme.
My neighbors were also at the show that night. Meus vizinhos também estavam no show aquela noite.
I don’t think we should go out. Not only is it late, but it’s also snowing. Eu não acho que nós deveríamos sair agora. Não só está tarde como também está nevando.
Em uma conversa informal você poderá até ouvir algo como We will buy some eggs, also.
Agora, principalmente no inglês britânico usa-se as well como também, a qual é mais comum aparecer no final de frases. Veja:
We will buy some eggs as well. Nós também vamos comprar alguns ovos.
May I come as well? Posso ir também?
Em algumas discussões sobre este assunto, o interessante é que os falantes nativos dizem que also no final da frase soa estranho. Eles não sabem se existe uma regra, se é proibido, mas sabem que não soa bem e naturalmente invertem a frase ou substituem por too ou as well. Portanto, o mais importante depois de descobrir o significado de uma palavra é notar quando ela é usada e como é usada, e a partir deste padrão formar suas próprias frases.