Como Encontrar Chunks ao Ler Textos e Melhorar seu Espanhol

Aprender espanhol lendo livros, blogs, textos, jornais etc., apesar de ser uma dica muito valiosa, pode ser muito vaga e um pouco difícil de colocar em prática, afinal, como aprender através de textos? Será que é preciso traduzir textos inteiros para decorar o que cada palavra quer dizer? Ou apenas ler um texto várias vezes irá te ajudar a se comunicar melhor? Como melhorar seu espanhol ao ler textos?

Duas dicas de como encontrar chunks ao ler textos e melhorar seu espanhol

Acima de tudo, nunca foque sua atenção nas palavras isoladas e nas regras gramaticais em uso. Pelo contrário, foque nos chunks. Os chunks são as combinações de palavras comumente usadas pelos nativos do idioma.

Sendo assim, nossa primeira dica é você procurar os chunks presentes no texto. Ao achar essas combinações e expressões você poderá anotá-las no seu Cuaderno de Léxicos.

Em seguida, nossa segunda dica é você criar exemplos no seu Cuaderno de Léxicos usando esses chunks. Neste app gratuito da inFlux você poderá além de inserir os chunks achados no texto e criar sentenças com eles, você poderá também ouvir como se pronunciam essas sentenças criadas e praticar a sua pronúncia. Legal né?

 melhorar seu espanhol

Exemplo de como encontrar chunks ao ler textos e melhorar seu espanhol

Para exemplificar, veja o seguinte texto retirado do site do jornal El País, de grande prestígio na Espanha e no mundo. O título do texto é ¡Ups!, mi madre está em Facebook e pode ser lido na íntegra aqui. No parágrafo abaixo, todos os chunks interessantes estão destacados. Observe:

Tienes 30 años, pero tu madre no sabe que fumasHasta ahora. Alguna fotografía etiquetada en Internet te ha delatado. Jamás tu padre pudo escuchar, salvo de refilón y por accidente, las conversaciones picantes que tienes con tus amigos. Desde hace unos meses estás seguro de que las lee. Todo, de la mano de Facebook y otras redes sociales. Lo que comenzó siendo un espacio para universitarios, jóvenes y adolescentes se ha convertido en un lugar plural en el que convive gente de todos los perfiles y en el que interactúan personas de tres generaciones. Con sus ventajas y desventajas. Como la mezcla de contactos. Y eso no gusta a todas las edades. Muchos adolescentes se quejan de que esta supone una invasión del que consideran su espacio virtual por parte de sus progenitores, a quienes acusan de espiar sus perfiles y ser indiscretos en sus comentarios.

Exemplo de como criar exemplos com os chunks encontrados

Vamos pegar o primeiro chunk em destaque. Lembre-se de ouvir os áudios e repetir em voz alta:

no sabe que fumas não sabe que você fuma

Observe que podemos pegar esse chunk e criar novas sentenças para treinar seu uso:

Tú mamá no sabe que fumas. Tua mãe não sabe que você fuma.

Tu hermano no sabe que fumas. Teu irmão não sabe que você fuma.

Veja que também podemos mudar o fumas por alguma outra coisa:

Él no sabe que estudias español. Ele não sabe que você estuda espanhol.

Tu papá no sabe que saliste. Teu pai não sabe que você saiu.

Agora, vamos pegar o segundo chunk em destaque do texto:

hasta ahora até agora

Frases de exemplo com este chunk para treinar seu uso

Hasta ahora no llegó. Até agora não chegou.

Hasta ahora no ha llovido. Até agora não choveu.

Hasta ahora todo va bien. Até agora vai tudo bem.

Acho esses muito básico? Tudo bem, que tal pegarmos estes chunks do texto:

lo que comenzó siendo…. o que começou sendo…

se ha convertido en… se transformou em…

Frases de exemplo para treinar

Lo que comenzó siendo un pasatiempo se ha convertido en un emprendimiento. O que começou sendo um passatempo se transformou em um empreendimento.

Lo que comenzó siendo un sueño se ha convertido en una realidad. O que começou sendo um sonho se transformou em uma realidade.

Lo que comenzó siendo un intercambio de ideas se há convertido en una discusión. O que começou sendo uma troca de ideias se transformou em uma discussão.

Em suma, pode-se aprender muito com textos de revistas, livros, blogs e jornais atuais. Sendo assim, é importante você focar nos chunks, nas combinações de palavras usadas pelos nativos, para poder se comunicar sem cometer gafes.

Lembre-se de acessar seu Cuaderno de Léxicos para anotar lá os chunks encontrados nos textos que você lê e criar suas frases de exemplo.

Continue treinando seu espanhol com os posts da inFlux!

Qualquer dúvida, comente aqui embaixo!

¡Hasta la próxima!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.