Como ter confiança para falar em inglês? Confira 4 dicas!

Muitas pessoas ao redor do mundo sonham em aprender a falar inglês, seja para arrumar um bom emprego, seja para viajar pelo mundo sem passar apertos na hora de pedir comida ou de embarcar no avião. Aprender algo novo pode ser muito gostoso, mas também assustador para algumas pessoas. Sendo assim, como ter confiança para falar em inglês?

É bastante comum começar um curso, fazer as lições e, na hora de falar, simplesmente não conseguir. Infelizmente, a vergonha e o medo de errar na frente dos outros é algo que diminui bastante a nossa confiança e, às vezes, faz com que a gente desista dos nossos sonhos.

como ter confiança para falar em inglês

Se você tem vontade de sair falando inglês por aí, mas ainda se sente inseguro e confuso, esse post foi feito pra você! Hoje, o inFlux Blog vai te dar 4 dicas para ter confiança para falar em inglês e conseguir o emprego dos seus sonhos e fazer viagens internacionais inesquecíveis!

1. Treine e fale sozinho

Uma das coisas que a gente faz o tempo todo é falar sozinho em português: a gente fala coisas que não podemos esquecer, praticamos falas de apresentações, cantamos, lemos textos… Que tal tentar fazer isso em inglês?

Muitas vezes, nosso maior medo quando falamos inglês é que as pessoas nos julguem. Mas, se ninguém estiver ouvindo, fica muito mais fácil testar e praticar a nossa fala. Dá até pra brincar com diferentes sotaques e entonações para ver como podemos demonstrar nossos sentimentos e dizer o que queremos quando precisarmos!

onde-estudar-ingles

Essa dica tem tudo a ver com a nossa próxima dica, que é…

2. Escute, repita e crie!

Para saber como pronunciar as diferentes frases e qual é a entonação delas, não tem jeito mais fácil do que escutar nativos falando! Assista séries, documentários, entrevistas, tutoriais do YouTube ou do TikTok… Veja tudo o que te interessar e preste atenção à maneira como as pessoas falam.

Uma técnica superlegal pra praticar isso é o “shadowing”, em que você tenta falar junto com um(a) nativo(a), imitando o ritmo e o tom de voz dele(a). Isso vai te ajudar a ter uma boa ideia de ritmo e entonação do inglês.

como-praticar-ingles-em-casa
“Eu gostaria de agradecer à Academia”

Escutar com atenção vai te ajudar não só a falar com uma pronúncia melhor, mas também a entender melhor o que as pessoas estão falando e a responder com segurança qualquer pergunta que te fizerem em uma conversa.

Quer fazer um teste? Quando você já estiver craque no “shadowing”, crie seus próprios diálogos. Veja alguma entrevista de alguém que você gosta muito e tente responder às perguntas como se você fosse o entrevistado. Ou pause cenas da sua série favorita e converse com os personagens criando suas próprias falas! Isso vai te ajudar a ter mais confiança para falar em inglês antes de praticar com outras pessoas.

3. Pratique com chunks!

Quando a gente tá aprendendo inglês, quase sempre buscamos listas de palavras e dicionários para tentar formar as frases que queremos falar. Mas quase sempre o resultado fica esquisito e travado, o que faz com que a gente fique com mais vergonha de falar.

Uma forma de resolver esse problema é deixar de pensar em palavras separadas e pensar em “blocos de palavras”. Por exemplo, para dizer “Oi, como você se chama?” em inglês, dizemos “Hello, what’s your name”.

Para montar essa frase, é muito mais fácil pensar em (Hello) + (What’s your name?) do que pensar em (Hello) + (what) + (is) + (your) + (name), pois você tem muito menos elementos para memorizar e ainda aprende a falar com naturalidade sem ficar quebrando a cabeça.

escola-de-espanhol

Frases como “What’s your name?” são chamadas de “chunks of language” e são blocos de palavras que os nativos sempre usam juntas. Os chunks podem ser frases inteiras, como “How are you?” (“Como você está?”), ou blocos menores, como “last night” (“ontem à noite”).

Aprender através de chunks te ajudará a ter mais confiança para falar em inglês, porque você vai falar com mais naturalidade e terá mais facilidade para aprender a pronunciar frases inteiras de forma que um nativo te compreenda. Saiba mais sobre os chunks aqui:

O que são chunks e como eles aceleram o aprendizado do inglês – inFlux

(20) 🎯 Como Se Diz “Acertou na mosca” Em Inglês? | Gafes do Inglês 2021 – YouTube

4. Encontre um ambiente acolhedor para praticar

Depois de praticar sozinho, você vai precisar falar com pessoais reais, não tem jeito. Para diminuir a vergonha, é importante que você encontre um ambiente acolhedor, em que você se sinta apoiado para falar e cometer erros sem ser julgado.

Nesse caso, o ambiente de sala de aula é muito bom para praticar, porque você vai ter um professor para te ajudar com as suas dúvidas e colegas para conversar sobre o dia a dia e as coisas que você faz e gosta de fazer!

onde-praticar-ingles

DICA EXTRA: Venha para a inFlux!

Para nós da inFlux, é muito importante que os nossos alunos se sintam confiantes na hora de falar inglês e espanhol. Por isso, nossas unidades tentam sempre montar turmas com alunos que tenham perfis parecidos e interesses em comum para estimular a conversa em sala.

Além disso, nosso método une duas abordagens, a Abordagem Lexical, em que os alunos conhecem os chunks do inglês e aprendem a pronúncia; e a Abordagem Comunicativa, em que os alunos colocam em prática o uso dos chunks em conversas reais.

Uma das formas de praticar em casa é usando as nossas tecnologias como o Mobile Trainer – um app para você praticar leitura, escrita, audição e fala – e o Lexical Notebook, que está disponível para todos, alunos ou não! Conheça essas e outras tecnologias aqui.

Para quem quer praticar fora do horário das aulas, ainda oferecemos aulas bônus – aulas particulares de graça com um professor toda sexta-feira em que você escolhe o tema! – e várias atividades extra para ajudar o aluno a usar o inglês no dia a dia, como em entrevistas de emprego, restaurantes, no aeroporto…

escola-de-ingles

Para quem tem espírito aventureiro, ainda oferecemos oportunidades incríveis de vivenciar o inglês, como no nosso programa de imersão ou em intercâmbios para lugares incríveis – sempre com um professor para te ajudar no que precisar!

Quer começar mais devagar? Sem problemas, temos também um dia especial para colocar o inglês em prática enquanto comemos e colocamos nossos conhecimentos sobre cultura pop em prática! Os temas podem variar: música, séries, super-heróis

Assim, tentamos garantir que os nossos alunos estejam o mais preparados possível para conhecer o mundo para além dos países de língua portuguesa e tenham a melhor experiência possível (e que voltem para nos contar)!

Nos vemos pelo mundo!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais lidos

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A inFlux garante, em contrato, o domínio rápido do seu inglês.

Este é o nosso Compromisso de Aprendizado com você.

A INFLUX VAI SURPREENDER VOCÊ

Preencha seus dados abaixo que entraremos em contato com você.