PROCESSANDO AGUARDE...
Processando

Santa Catarina - Voluntariado e Solidariedade

[ by Ricardo H. Rekowsky]

 As chuvas em Santa Catarina não têm dado trégua mesmo. Chove há semanas sem parar e, conseqüentemente, os rios, represas e barragens vão enchendo.

Tudo isso fez com que tivéssemos umas das piores enchentes dos últimos anos com grandes perdas materiais e vidas, ruas alagadas, casas parcial ou totalmente cheias d’água, comércios inundados...

Muita gente perdeu móveis, colchões, carros, e, em vários casos, até mesmo suas casas. A chuva forte no final de semana passado (22 e 23 de Novembro) gerou muita perda e tristeza afetando cidades como Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau, Timbó, Brusque, Itajaí, Balneário, Guaruva, Itapoá, somente para citar algumas.

Pudemos acompanhar a dor das pessoas próximas que tiveram danos materiais e contribuir com a limpeza de lugares cheios de lodo após a água baixar. É uma situação muito triste, porque não há como abrir uma tampa de um ralo para a água baixar, restava apenas esperar a natureza fazer sua parte.

A tristeza estava estampada no rosto de todos os afetados que sofreram com este desastre natural. Começava, então, o trabalho para restaurar uma certa “ordem” em suas vidas.

Enquanto muitos estavam trabalhando arduamente limpando suas casas, buscando identificar o que sobrou e o que foi perdido, muitas pessoas circulavam apenas pelas ruas como “curiosos” em busca de uma foto para seus blogs, orkuts e jornais. Infelizmente era possível contar as poucas pessoas que paravam e ofereciam algum tipo de ajuda. Será que é tão difícil ajudar aqueles que precisam?

Como se a enchente ainda não fosse o suficiente para causar estragos, a forte chuva ocasionou em vários lugares deslizamentos de terras com quedas de barreiras, interrompendo acesso à várias cidades, quebra de pontes, falta de abastecimento d’água potável, luz, telefone, deixando milhares sem condições de comunicação e sobrevivência básica.

Aqui em Jaraguá várias pessoas faleceram em decorrência da queda de casas e morro, soterrando pessoas que ainda tinham seus sonhos, seus objetivos e seus caminhos a traçar. Assim, muitos tiveram que se despedir, com muita dor no coração, de familiares, amigos, colegas de trabalhos, ou de aulas, e conhecidos.

Porém, a ordem começa voltar nas cidades e podemos observar vários movimentos de solidariedade e companheirismo. Amigos, parentes, vizinhos e toda a comunidade estão se mobilizando em busca de oferecer um apoio e ajuda aos desabrigados e àqueles que perderam seus bens, suas roupas e outros pertences.

Em vários lugares as pessoas se mobilizam para doar roupas, colchões, móveis, e, principalmente comida a todas as famílias necessitadas para poder ajudar a confortar um pouco seus corações.

Você também pode ajudar doando alguns dos itens mencionados acima ou doações em dinheiro junto ao Centro Empresarial de Jaraguá do Sul:

CEJAS - Centro Empresarial de Jaraguá do Sul

Banco do Brasil

Agência 0405-7, 

CC 5388-0

 

Pede-se que os doadores repassem comprovante de depósito via fax para o número (47) 3275-7001 ou para o e-mail coordenacao@cejas.com.br.

Para ajudar em outras cidades acesse o site da Defesa Civil no endereço http://www.defesacivil.sc.gov.br e escolha a cidade com a qual você deseja contribuir. Opte diretamente pelo site da defesa para evitar fraudes e golpes da Internet.

Faça um depósito de qualquer quantia nas contas que a Defesa Civil de Santa Catarina abriu especialmente para receber doações: 

Banco do Brasil 

conta 80.000-7 -  agência 3582-3

 

Banco do Estado de Santa Catarina conta 80.000-0 -  agência 068-0

Pense que para muitos o fim da enchente apenas representa a volta para casa ou até mesmo o recomeço de uma vida para aqueles que perderam tudo, móveis, casa, carro, etc. e não tem nem mesmo mais para onde ir e se abrigar.

Agradeça por todos os dias de suas vidas e a Deus por nos dar força para lutar e recomeçar a batalha diária.

0 Comentário(s)

Envie seu comentário

Nome:

Email:

Comentário



A inFlux sempre tem um curso feito pra você, saiba mais sobre nosso curso de inglês e nosso curso de espanhol

Pesquisar no blog inFlux

Assine nosso feeds


Arquivo do Blog

Temas abordados

Compromisso de Aprendizado no Curso de inglês inFlux
inFlux Franchising - 41 3016-9898 - Av. Pres. Getúlio Vargas, 2647 - Água Verde - Curitiba - PR - Fale Conosco | © InFlux - Um Novo Conceito no ensino de inglês e Espanhol